Como estudar inglês para concursos militares

Se está pensando em começar os seus estudos para concursos, confira as nossas dicas abaixo.

Primeiro queiro deixar algo bem claro:

Na maioria dos concursos, inglês é a matéria que precisamos safar e não gabaritar. E por que digo isso? Já passei 3 anos estudando para concursos e posso dizer com toda certeza que o foco é mais exatas do que línguas. Neste caso, estou me referindo às provas que não cobram humanas.

Ok, e o que fazer com essa informação? Bom, você precisa ser estratégico ao estudar inglês porque tem pouco tempo destinado a essa matéria. (Nos meus anos de concurseira, 90% do meu estudo era destinado a exatas simplesmente porque eu era muito ruim em matemática e física, e porque era o que caía mais pesado). A minha missão é te ajudar nessa jornada desafiadora.

Vou listar algumas dicas que acho super relevantes e necessárias para que mande bem na sua prova de inglês.


1. Imprima ou copie o edital do seu concurso.

Dessa forma, é possível visualizar todos os tópicos cobrados.

Atenção: Não precisa imprimir todo o edital, só a parte referente às matérias cobradas.

Em seguida, separe o material que vai usar. Neste caso, se estiver fazendo cursinho, vai usar o material que eles disponibilizarem mas também pode complementar com vídeos, livros, etc. Se estuda sozinho, não se desespere, vou te ajudar!

Bom, agora é a hora de definir um horário de estudo. Eu pretendo fazer um post sobre esse assunto mas por enquanto vou te dar algumas dicas.

 

2. Separe um horário específico.

Aqui depende se faz cursinho (nesse caso os horários das aulas já são definidos) ou se estuda e trabalha. Caso seja a segunda opção, você precisa ser bem estratégico.

  • Anote em quais horários tem um período livre.
  • Liste todas as matérias cobradas no seu concurso.

Exemplo: Se está estudando para um concurso que cobra Matemática, Física, Língua Portuguesa, Inglês e Redação, você precisa ter 5 blocos de tempo diferentes, 1 destinado a cada matéria. Na segunda-feira pode estudar Matemática, Inglês e Redação e na terça-feira Física e Português.

  • Agora é hora de pegar o edital, ver todos os assuntos cobrados em inglês (e em todas as outras disciplinas) e definir uma ordem de estudo.

Exemplo: Verbos regulares e irregulares; Modais; Tempos verbais; Formas verbais: afirmativa, interrogativa e negativa; Imperativo; Gerúndio e Infinitivo…

Imagine que no seu edital está nessa ordem. No horário de estudar inglês, pode dividir entre verbos regulares e irregulares (porque é um assunto curto) e depois passar para outro tópico. Mas é sempre assim? Não, pois alguns assuntos são mais demorados do que outros.

 

Você pode estar se perguntando “como aprender cada assunto cobrado?”. Existem algumas técnicas que podem facilitar na hora do estudo, mas falarei mais sobre esse assunto em outro post.

 

3Devo fazer revisões? SIM, CLARO, SEMPRE.

Jamais deixe de fazer revisões, elas são muito importantes para alcançar a tão sonhada aprovação. Sempre que terminar um assunto, leia novamente todas as suas anotações de modo a fixar ainda mais o conteúdo. Há vários métodos de revisão que também pretendo falar aqui. Quando estudava, utilizava o método 24h, 7d, 14d, 21d e 30 dias. Mas você pode escolher algum que encaixe na sua rotina.

 

4. Faça simulados.

Além das revisões, é extremamente importante fazer simulados. Mas por quê? Para te dar confiança no dia da prova, saber exatamente quanto leva em cada disciplina e montar uma estratégia de prova. Você mesmo pode montar o seu material, pegando algumas questões na internet (do nível do seu concurso) ou procurar simulados disponíveis online.

 

5. Faça provas antigas.

Por fim, mas não menos importante, faça provas antigas. É essencial fazer provas antigas. Primeiro, com o intuito de entender o perfil da banca e das questões cobradas. Ao longo do tempo, vai percebendo que certos assuntos são quase sempre cobrados da mesma forma. Isso te faz ganhar uma certa confiança para continuar os seus estudos.

 

Espero que este post tenha te ajudado a começar a sua jornada de estudos! Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que irei responder assim que possível.